quarta-feira, 27 de março de 2013

Psicomotricidade Relacional



Psicomotricidade Relacional.

A Escola deu início no dia 19/03 às sessões de Psicomotricidade Relacional do ano de 2013, tendo como psicomotricista a professora Karina Ferneda.
 O desenvolvimento deste trabalho tem como benafícios:
·        Promover o desenvolvimento integral da criança;
·        Elevar a autonomia;
·        Elevar a auto-estima e a maior percepção corporal;
·        Ampliar as habilidades motoras, o potencial cognitivo, as demandas afetivas, sociais e relacionais das crianças;
·        Auxiliar a criança a aceitar os limites e situações frustrantes;
·        Estimular o ajuste positivo da agressividade;
·        Desenvolver a autoconfiança e a segurança em si e no outro;
·        Alivia as tensões do dia a dia auxiliando na atenção dos estudantes.

Sendo que, a Psicomotricidade Relaiconal é uma prática, de mediação corporal, realizada em grupo, por meio do prazer de brincar, da expressividade e de jogos simbólicos que favorecem a descoberta de diferentes formas de comunicação. A proposta da Psicomotricidade Relacional na escola respeita a evolução fologenética da criança e promove seu desenvolvimento maturacional em seus aspectos motor, afetivo, relacional e social.  

Este trabalho, como expressado nas fotos abaixo, possibilita que a Alegria, Felicidade e Emoção sejam demonstradas com intensidade e envolvimento perante a proposta.
·        Os alunos que participarão deste trabalho são do Nível III e da Pré Escola.








































Visita do Poder Legeslativo.



Visita do Poder Legislativo na Escola.

 A Escola recebeu a visita dos vereadores Cleomar José Nicoletti e Osni Boelitz, ambos conheceram as dependências da Escola, os projetos e os trabalhos pedagógicos que a mesma vem realizando.
 A Escola em nome da equipe agradece a visita recebida e o apoio disponibilizado pelos vereadores.







segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto: Recicla Lendo.


EMEBI Padre Cláudio Longem.
Rua: Reneo Osni Kwitschal, nᵒ 95
Bairro: Pinheirinho.
Município: Rio Negrinho – SC
Fone: (47) 36443915

 Projeto: Recicla Lendo.

    

Projeto: Recicla Lendo, Coordenado pela Especialista em Educação Cléa da Silva Gueiros Fiamoncini e desenvolvido com a participação dos profissionais da EMEBI Padre Cláudio Longen.
                                                                                                       

2012 - 2013


Equipe Envolvida:
Direção:  Claudia Maria Schoeffel.
Coordenação Pedagógica: Cléa da Silva Gueiros Fiamoncini
Professores: Todas as Disciplinas

Enunciado: A aventura da leitura proporciona encantamento e o envolvimento, busca constante interação do individuo com o meio de forma envolvente e significativa.
Por tanto, de que forma a escola pode ampliar a aprendizagem tendo como aliada a literatura infantil e infanti-juvenil?

Justificativa: As formas de abordagem em relação à literatura infantil e infanto juvenil fazem com que o individuo esteja inserido ao meio sócio-cultural, parte-se do pressuposto de que a leitura proporciona vivenciar momentos de crescimento pessoal e coletivo.
 Desta forma, ampliar as possibilidades de que o educando possa interagir com diversas práticas de leitura auxiliando no desenvolvimento da aprendizagem. 
                                                                                                                                                                            Objetivo: Ampliar as habilidades de leitura por meio da literatura infantil e infanto-juvenil, articulando ao processo de reciclagem.

Objetivos específicos:
  • Proporcionar aos educandos, momentos de interação com diversas literaturas, buscando ampliar as referências bibliográficas dos mesmos;
  • Despertar o interesse pela prática de leitura;
  • Interagir com a leitura por meio do teatro, reestruturação, ilustração, composição de novos livros envolvendo a criatividade;
  • Realizar o empréstimo de livros uma vez por semana;
  • Realizar a coleta de materiais recicláveis, envolvendo a troca de livros de literatura infantil e infanto-juvenil por determinada quantidade de reciclável.
  • Buscar parcerias que apóiem o projeto;
  • Articular o processo de reciclagem voltado ao desenvolvimento da leitura;
  • Incentivar a coleta de material reciclado, por meio, de troca;


Clientela: Unidade Escolar e parceiros que venham a apoiar o projeto.
                   
Habilidades:
  •  Expressar-se oralmente. 
  •  Relatar histórias ouvidas e lidas.
Competências:
·         Ampliar a competência comunicativa.
·         Utilizar diferentes linguagens.
·         Desenvolver a oralidade.
·         Ampliar a capacidade de sequência lógica a partir da história.
·         Ampliar o gosto de ouvir e ler diferentes histórias.
·         Desenvolver o hábito pela leitura.
 
Pontos de contato: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Teatro, Ciências, História, Matemática, Ensino Religioso, Dança, Educação Ambiental e Educação Física.

Tempo de duração: No decorrer do ano letivo.
                    
Metodologia:

  1. Possibilitar que os alunos (as) desenvolvam a prática de leitura significativa e participativa;
  2. Oportunizar momentos direcionados a leitura;
  3. Produzir novas literaturas envolvendo criatividade de cada participante;
  4. Viabilizar parcerias por meio de livros produzidos no decorrer do projeto;
  5. Explorar o painel de leitura;
  6. Explorar a ficha “Passaporte do Leitor”;
  7. Interagir com o Trem da Leitura;
  8. Incentivar a troca de materiais recicláveis por livros para leitura, contando com a participação da família. Toda segunda-feira será realizada a coleta de resíduos tais como: latinhas, jornal, revistas, potes plásticos e caixas de leite. Sendo que cada criança receberá uma tabela e quando tiver quinze assinaturas trocará por um livro do projeto Recicla Lendo; 
  9. Ampliar a prática da leitura envolvendo os familiares.

Compete:
  1. A Unidade Escolar viabilizar meios para o desenvolvimento do projeto;
  2. Aos professores e educandos a participação, colaboração e atuação junto ao projeto;
  3. Aos pais aceitação, participação e monitoramento do desenvolvimento do projeto.

Avaliação
         Será realizada por meio de observação, participação e desenvolvimento efetivo das propostas por meio dos envolvidos.
                                           
Conclusão.

 A escola tem como meta ampliar as possibilidades de aprendizagem e promover o desenvolvimento integral. Despertando a prática da leitura de forma crítica e significativa.
 Por tanto o desenvolvimento deste projeto busca ampliar as possibilidades de leitura e a conscientização da reciclagem.



 O projeto: Recicla Lendo vem tendo a participação em massa da Comunidade Escolar e o envolvimento dos alunos (as).
 É com muita satisfação que agradecemos o apoio de todos no desenvolvimento do mesmo. 


                                                               ANEXOS

  •  Explorando o Painél e o Trem da Leitura
  • Explorando o Painél e o Trem da Leitura
  • Recicla Lendo – Trocando Material Reciclado por Livros


           





  • Tarde do SORVETE para os vinte alunos (as) que preencheram mais fichas de reciclável. 












     

Continuidade do Projeto: RECICLA LENDO 2013.

 A Escola agradece a participação ativa dos Pais - Alunos - Professores e demais Funcionários e Comunidade Escolar.












     





                              




sexta-feira, 8 de março de 2013

Reunião de pais


Primeira Reunião de Pais – 07/03/2013.

 A Escola agradece a participação significativa dos Pais ou Responsáveis na primeira reunião. Salienta que a Educação de Qualidade somente será efetivada se nos unirmos e fizermos a diferença.
 A equipe da EMEBI Padre Cláudio Longen garante que fará o melhor para que a Aprendizagem seja efetivada de maneira significativa e envolvente por todos que na Escola estiverem inseridos.

  “A União faz a Força e juntos fazemos a Diferença.”



              OBRIGADA. FAMÍLIA, por ocupar seu LUGAR!

Para a FAMÍLIA.

Todos os meninos e meninas têm direito a uma FAMÍLIA, não importa o seu tamanho.
Ambas as FAMÍLIAS grandes e pequenas são necessárias e essenciais para um bom e saudável crescimento.
Para elas os carinhos, os olhares, os segredos, os jogos, a hora do leite e um beijo antes de dormir estão presentes.
A FAMÍLIA acolhe, educa, é como o caule que sustenta uma pequena planta até que cresça, ajudando-a para que o vento e a chuva não a quebrem nem a machuquem.
A FAMÍLIA é o melhor lugar do mundo, e com ela nada de ruim vai acontecer. Obrigado, FAMÍLIA, por ocupar o seu lugar!
Aqui, da EMEBI Padre Cláudio Longen a cumprimentamos com amor e deixamos as portas abertas para que entre, sente-se à mesa e faça parte desta grande FAMÍLIA que todos nós compartilhamos em prol da EDUCAÇÃO.


EMEBI Padre Cláudio Longen
2013

       Segue abaixo o roteiro da reunião e flashes da mesma.