Neste ano letivo de 2015 nossa escola está proporcionando às crianças o projeto de Psicomotricidade Relacional, que é realizado pela professora Fabiana Ferneda, formada no Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu: Formação Especializada em Psicomotricidade Relacional.
A Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa de valor preventivo que, utilizando-se do brincar, possibilita um espaço e um tempo, em que a criança, de forma espontânea e criativa, pode expressar com liberdade e autenticidade todo seu potencial, favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Por meio de trabalhos em grupo, em que se privilegia a comunicação não verbal, a Psicomotricidade Relacional na escola tem como objetivos:
- Potencializar o desenvolvimento da criatividade, despertando o desejo de aprender.
- Estimular o ajuste positivo da agressividade por meio dos jogos simbólicos.
- Promover a aceitação das diferenças, numa perspectiva inclusiva.
- Desenvolver a aceitação de limites e frustrações.
- Prevenir dificuldades relacionais, emocionais, motoras e cognitivas.
- Reforçar a autoconfiança e a segurança em si e no outro.
- Melhorar a percepção do corpo e aspectos como coordenação motora, equilíbrio, postura, lateralidade, noções de espaço e de tempo e esquema corporal.
As atividades são realizadas uma vez por semana, com uma hora de duração.
Vale ressaltar que o conteúdo dessa abordagem está em consonância com a proposta pedagógica desta escola.
“Eu tenho confiança na criança. Não quero destruir sistematicamente sua estrutura, não quero lhe dar outra. Somente quero ajudá-la a descobrir a sua, aquela que lhe permitirá se desembaraçar ao máximo de dependências e de conflitos neuróticos, de valorizar suas potencialidades, neste difícil equilíbrio entre a afirmação pessoal e o respeito aos outros”.
André Lapierre
(criador da Psicomotricidade Relacional)