segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Matérias de Jornal - Fala Escola



Mostra de Conhecimento – Trabalhos Pedagógicos em Cordel

                                                 2012

A EMEBI Padre Cláudio Longen participou da I Mostra de Conhecimento realizada pela Secretaria Municipal de Educação, com os Trabalhos Pedagógicos em Cordel, visando apresentar alguns trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre do ano letivo.



                                       

·         Participação de radialista.
No dia 23/03/2012, a EMEBI Padre Cláudio Longen recebeu o radialista Wander Luiz da Vitrine FM do município de Rio Negrinho, que veio contribuir com uma oficina sobre oralidade com os alunos (as) do terceiro, quarto e quinto ano.



  • Sessão Cívica.
  Mensalmente, foram realizadas Sessões Cívicas orientadas pelos professores das disciplinas que compõem a Matriz Curricular da escola e apresentadas pelos alunos (as).




  • Maquetes em pauta.
Os alunos (as) do 2º ano trabalharam o conteúdo: Os lugares de uma casa e confeccionaram maquetes representando os cômodos. Finalizando o trabalho com a apresentação no dia 14/05/2012 com exposição e explicação aos demais alunos (as) da escola. Momento em que relataram o que produziram e quais materiais utilizados para a construção de uma casa.
                  

  • Apoio Pedagógico
A escola desenvolve o projeto de Apoio Pedagógico aos alunos (as) com dificuldade de aprendizagem, realizado pela professora regente da turma. O qual oportuniza que os alunos (as) possam rever e ampliar seus conhecimentos, esclarecendo suas dúvidas de forma individualizada.  


  • Feira de Matemática
A escola participou da Feira de Matemática realizada pela Secretaria Municipal de Educação com os trabalhos: A utilização da reta numérica, realizado pela turma do primeiro ano, desenvolvido pela professora Juliana de Fátima Tavares e Simetria: Artes e Matemática, realizado pela turma segundo ano, professoras: Jucimar Terezinha do Prado professora regente do segundo ano e Yolanda Stoeberl, professora de Artes.





  • Dia das Crianças é comemorado com Semana Festiva.
Em comemoração ao dia da criança, a escola preparou uma semana cheia de surpresas, onde as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes atividades, que buscaram estimular a criatividade, imaginação e integração de todos os envolvidos. Neste ano, foram realizadas atividades como: cinema, festa a fantasia, show de talentos e piquenique com brinquedos infláveis, que fizeram a alegria da criançada.





  • Grupo de Europeus.                                 
 No dia 11/05 a EMEBI Padre Cláudio Longen recebeu a visita do Group Study Exchange, da Bavária, na Alemanha juntamente com os integrantes do Rotary Club Rio Negrinho Cimo. Após conhecerem as dependências e a proposta da escola, conversaram com os alunos (as) sobre como é o ensino na Alemanha, questionando-os sobre o que estão aprendendo. A visita proporcionou troca de experiências, momento em que as crianças cantaram e interagiram com a cultura Alemã, vivenciando momentos aprendizagens diferenciadas.


  • Apresentação de Dança-Teatro.
No dia 11/05, a EMEBI Padre Cláudio Longen apresentou a peça de dança-teatro Fogão de Lenha na Biblioteca Publica Municipal Dr. Helládio Olsen Veiga em comemoração ao dia das Mães. A peça expressou o amor incondicional de mãe.

                           
                              

  • Projeto: A Amiga Borboleta
O Nível III realizou o Projeto: A Amiga Borboleta, objetivando explorar o desenvolvimento da borboleta em relação à amizade, sentimento e imaginação. O projeto foi orientado pela professora Alcioli Rodrigues por meio das seguintes etapas:
_Exploração das Literaturas Infantis: “A Borboleta que queria ser Linda” e “A Menina das Borboletas”;
_Produção da Maleta Casulo, que foi compartilhada com a família. A qual foi utilizada para transportar o diário, os livros e a Amiga Borboleta;
_Confecção do livro “As Borboletas sempre Voltam”;
_Confecção do CASULO com material reciclado e participação dos familiares;
_Visita ao Borboletário Parque Natural das Aves.
O projeto oportunizou um conhecimento amplo sobre o ciclo de vida da borboleta, sua importância ao meio ambiente, relacionando a metamorfose perante o desenvolvimento da criança.

                                                     


  • Projeto: Nossa Família, Nosso Lar
Visando explorar os tipos de moradias em relação à constituição familiar, o terceiro ano desenvolveu o Projeto: Nossa Família, Nosso Lar, orientado pela professora Marilda Batista. Teve como procedimento:
- Levantamento da diversidade familiar;

- Exploração dos tipos de moradias;
- Passeio pelo bairro conhecendo o endereço dos alunos (as);
- Visita à moradia localizada na zona rural e à Casa Lar;
- Palestra com a arquiteta Eloize Yoshiko Kamei da Secretaria do Planejamento e confecção de maquetes.
O projeto oportunizou reflexão sobre a constituição das Famílias atuais e formas de moradias necessárias para sua sobrevivência. 

  

                                   


  • Projeto: Carteiro Escolar
O projeto: Carteiro Escolar visa ampliar a habilidade de escrita a todos os alunos (as) da escola, bem como, integrar os alunos (as) com Necessidades Especiais ao processo de aprendizagem, tendo como monitores os Carteiros Escolares.

                          

  • Projeto: Escrevendo o Natal
A escola vem desenvolvendo o Projeto: Escrevendo o Natal, tendo como objetivo escrever o Natal em diferentes contextos sociais e culturais, enfatizando momentos relevantes na vida do ser humano, buscando a participação da família, oportunizando o relato de momentos natalinos que marcaram suas vidas. O projeto envolveu alunos (as), professores, direção, família e comunidade em geral. Sendo orientado pela Coordenadora Cléa Fiamoncini.

                               

  • Projeto: Recicla Lendo
Na busca constante em ampliar as habilidades de leitura por meio da Literatura Infantil e Infanto-juvenil articulado ao processo de reciclagem, a escola vem desenvolvendo o projeto: Recicla Lendo, monitorado pela coordenadora pedagógica. Tal ação vem oportunizando:
1.      Que os alunos (as) ampliem a prática literária significativa e participativamente;
2.      Momentos de prática de leitura;
3.      A interação entre escola, família e leitura;
4.      A exploração de painel da leitura e trem da leitura;
5.      Que escola e família repensem seus conceitos sobre a importância da reciclagem e
do destino correto para o material reciclado.
A realização deste projeto vem movimentando a escola a cada dia em prol de uma leitura mais ativa e da manutenção de um meio ambiente mais limpo e saudável para os que dele usufruem.


  

  • Psicomotricidade Relacional.
No primeiro semestre deste ano letivo, as crianças do pré e do primeiro ano tiveram a oportunidade de participar das vivências da Psicomotricidade Relacional.
Na escola, a Psicomoticidade Relacional busca o desenvolvimento integral das crianças, buscando o prazer de brincar, estimulando a criatividade, a espontaneidade e priorizando a relação corpo e mente, de acordo com a abordagem relacional criada por André Lapierre.
Foram momentos de muitas trocas, parcerias, disputas e afetividades entre as crianças, que desfrutam até hoje das relações afetivas estabelecidas neste período.  


  • Projeto: Van Ghog em Cordel.
Na disciplina de Artes, a professora Yolanda Stoeberl desenvolveu o projeto: Van Gogh em Cordel, tendo como objetivo: possibilitar que os alunos (as) vivenciem a literatura em cordel articulada à obra de Van Gogh.
O desenvolvimento do projeto explorou:
*A releitura da obra;
*A exploração das técnicas de: Xilogravura, Visio gravura e Colo Gravura;
*O conhecimento das poesias em Cordel.
O projeto proporcionou novos conhecimentos sobre a obra do artista elencado, bem como a vivência por meio das técnicas apresentadas e a familiarização das crianças com esse estilo de poesia.   


                                               


  • Projeto: Conhecendo os Animais pelo Mundo.
A escola desenvolveu o projeto: Conhecendo os Animais pelo Mundo, tendo como objetivo: Instigar os alunos (as) na preocupação com os animais e com o meio ambiente  em que vivem. Cada turma explorou a temática em consonância com o conteúdo trabalhado, finalizando o projeto com uma viagem de estudos no Zoológico de Pomerode, onde os alunos (as) puderam observar e constatar o propósito do projeto.





  • Projeto: Jardim das Letras
A Pré Escola desenvolveu o Projeto: Jardim das Letras visando explorar o Alfabeto a partir das flores existentes no meio ambiente. O projeto buscou explorar a Literatura Infantil envolvendo a temática. Por meio dele foi produzido um Fichário Alfabético com o nome das flores que iniciam com cada letra do alfabeto. A proposta foi coordenada pela professora regente Evelise Fuerst.

                                   


  • Projeto: As Cantigas de Roda no Processo de Alfabetização.
Os alunos (as) do primeiro ano desenvolveram o projeto: As Cantigas de Roda no Processo de Alfabetização, tendo como objetivo: Alfabetização interdisciplinar com a Língua Portuguesa, explorando assim, as cantigas de roda dentro do contexto alfabético.
Tendo como desenvolvimento a produção de um caderno e um jogo com as cantigas de roda, ampliando a comunicação e a oralidade. O trabalho foi orientado pela professora Juliana de Fátima Tavares.

                                


  • Grêmio Estudantil
Na disciplina de Filosofia, ministrada pela professora Alcioli Rodrigues, foi fundado o Grêmio Estudantil GRESPACLAL, tendo como chapa única os alunos (as) do 4° e 5° ano. O Grêmio vem desenvolvendo ações elencadas em assembléias e priorizadas conforme as necessidades vigentes.
1.      Fundação do Grêmio;
2.      Eleição do Grêmio;
3.      Criação do Estatuto do Grêmio Estudantil da Escola;
4.      Criação do Logotipo do Grêmio;
5.      Confecção de Pufs reciclando pneus.
             O Grêmio tem como objetivo defender os interesses individuais e coletivos dos alunos da EMEBI Padre Cláudio Longen, promovendo a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho escolar buscando seus aprimoramentos.



 


  • Festival de Dança.
Com o objetivo que vai desde explorar a dança como a linguagem corporal a ampliar o repertório de movimento e expressão rítmica das crianças, as aulas de dança são momentos especiais e criativos. Onde os alunos demonstram suas possibilidades e têm conseguido ir além dos seus limites.
Assim, os alunos (as) da escola participaram do Festival de Dança Municipal realizado no dia 29/09/2012, explorando o estilo danças populares. Trabalho que envolveu as disciplinas de Dança e Teatro, ministradas pelas professoras Fabiana Ferneda e Angela Bergmann.

 
  
  • Gincana Ecológica.
A EMEBI Padre Cláudio Longen realizou no mês de março a Gincana Ecológica contando com a participação de alunos (as), professores, direção, coordenação, pais e responsáveis. Tendo como objetivo: Estimular a conscientização das crianças e da comunidade em relação ao cuidado com o meio ambiente por meio de atividades competitivas, cooperativas e lúdicas, tendo momentos de integração, participação e muita alegria.
Uma das tarefas foi à escolha do nome do jornal escolar. Entre: Jornal da Galera do Cláudio, Jornal Desenvolvendo Saberes, Jornal Cláudio Longen, Informativo Cláudio Longen, o mais votado foi Jornal Fala Escola.

                                   

  • Tarde do Chá
A turma do Nível III estudou as ervas que servem para fazer Chás e preparou a Tarde do Chá. Nessa ocasião, foram apresentados os conhecimentos adquiridos e degustados os Chás.     

                                

Halloween explora a cultura Inglesa.
No dia 31 de outubro foi comemorado o Halloween de uma forma diferente.
Os alunos se fantasiaram e preparam apresentações envolvendo o conteúdo estudado durante o ano letivo.
·         Nível III relembrou a FAMÍLIA e alguns ANIMAIS;
·         A Pré Escola abordou as cores;
·         O primeiro apresentou os numerais por meio da música dos DEZ INDIOZINHOS;
·         O CORPO HUMANO foi o tema escolhido para o segundo ano apresentar;
·         O terceiro ano preparou o DESFILE DOS ANIMAIS;
·         A turma do quarto e quinto ano foram os responsáveis em apresentar o evento e resgatar a origem do Halloween.
             Finalizando a FESTA DO HALLOWEEN os alunos tiveram um momento de comemoração brincando de DOCES OU TRAVESSURAS.

                                                  Trabalho realizado na disciplina de Inglês e orientado pela professora Jaqueline Liebl

                                 

  • Conselho de Classe Participativo
No decorrer do ano letivo foi realizado Conselho de Classe Participativo Bimestral, contando com a participação da turma, professor e coordenação pedagógica. Sendo efetivadas reflexões sobre o Rendimento Escolar de cada aluno (a) e do grupo como um todo.

  • Dom Piolhito
A questão da infestação do Piolho foi trabalhada por meio de planejamento integrado. Cada turma elencou uma atividade específica sobre o assunto que foi apresentado para toda a escola em Sessão Cívica, por meio de Painel e Palestra contando com o poema do Dom Piolhito.

                                       

  • Dia dos Professores.
O Dia do Professores foi marcado por uma comemoração realizada com carinho, respeito e muito amor. Contando com a participação de todos os alunos (as) por meio de Sessão Cívica e apresentações culturais. Tudo com uma pitada de muita Alegria. 

                                    

  • Aniversário da Escola
A EMEBI Padre Cláudio Longen comemorou seus 21 anos com muita alegria, buscando maior comprometimento com a aprendizagem, ampliando as possibilidades do aprender a aprender.


  • Ampliação e Revitalização da Escola
No ano de 2012 a EMEBI Padre Cláudio Longen passou por ampliação e revitalização  de suas  dependências, o que oportuniza que mais crianças possam usufruir da Educação de Tempo Integral.

                                      

  • Apresentação da Escola de Música aos alunos na escola
A escola foi agraciada com a apresentação da Escola de Musica Municipal com o projeto: Resgate do Sopro. Oportunizando que as crianças conhecessem os instrumentos utilizados pelos músicos e apreciassem ritmos sonoros diferenciados.   

                         


  • Atendimento Educacional Especializado - AEE
A escola foi contemplada pelo Ministério da Educação com a Sala de Recurso Multifuncional, por meio do Atendimento Educacional Especializado, tendo como professora Valérie Celina Campos de Campos.

                                        

  • Concurso de Declamação Interno
No mês de agosto, a escola realizou o 3° Concurso de Declamação, envolvendo todos os alunos (as) da escola sendo premiados os que se destacaram, e os alunos (as) que ficaram em primeiro lugar em cada categoria representaram a escola no Concurso de Declamação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.

                           


  • Festa Julina
A festança do Arraiá do Craudio foi uma animação só. Muita alegria, cumilança e dança marcaram as comemorações do pessoar.
A escola agradece pela participação ativa da comunidade e é só ficar esperando a próxima festança do Arraiá.


  • Dia dos Pais
O Dia dos Pais foi marcado com apresentações musicais dos alunos (as) sob orientação do professor Sidnei Muhlbuer. Trazendo muita alegria e emoção para todos os presentes.

                                    

  • Materiais enviados pelo Ministério de Educação
A escola recebeu diversos materiais pedagógicos do Ministério de Educação - Programa Escola Ativa, os quais são importantes para o desenvolvimento de aprendizagem. 

                                    

  • A Galinha Ruiva
Na disciplina de Filosofia foi explorado a história da Galinha Ruiva em relação a amizade, sentimento, emoção e imaginação. Procurando despertar a socialização, a cooperação, ampliando a capacidade de imaginação, por meio da criatividade, autonomia e identificação a partir das imagens da história.
Este trabalho foi desenvolvido pela professora Alcioli Rodrigues.

                                   

  • Lanche Compartilhado.
A partir do projeto: O Pequeno Príncipe e os Valores Humanos a professora Alcioli Rodrigues, na disciplina de Filosofia fez uma reflexão sobre o ato de compartilhar.

                                         


  • Circuito
Nas aulas de Atividades Esportivas, ministradas pelo professor Anderson Martenhuk, são desenvolvidas atividades específicas nas modalidades de quadra como futsal, basquete, handebol e vôlei visando proporcionar aos alunos condições de desenvolvimento nas referidas modalidades através de exercícios específicos, circuitos e brincadeiras lúdicas com jogos pré-desportivos.

                                   

  • A Voz em Cena.
Na disciplina de teatro, a professora Angela Bergmann trabalhou o gênero teatral de animação (Teatro de Bonecos), passando por diversas formas, tais como: fantoches, bonecos de vara, marionetes e o teatro de sombras.
Sendo realizadas Caixas Contadoras de Histórias, explorando assim, a oralidade, compreensão e criação de cenários e personagens.

                                        



·         Educação Ambiental
A questão ambiental vem sendo considerada cada mais urgente e importante para a sociedade. Nos tempos atuais, é imprescindível que a escola aborde temas sobre  Meio Ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e, acima de tudo, aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. Para isso, a equipe pedagógica optou por inserir na grade curricular do ensino integral a disciplina de Educação Ambiental, que ficou sob a responsabilidade da professora Cláudia Maria Schoeffel.
Assim, a Educação Ambiental em 2012 teve alguns objetivos: levar a criança a conhecer e valorizar o meio ambiente; identificar-se como parte integrante; realizar práticas sustentáveis no dia-a-dia e o ponto alto foi o trabalho com os 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Observou-se o crescimento no conhecimento dos alunos (as) referente a assuntos ambientais e o surgimento da cobrança uns com os outros e com a família na questão de desperdícios.

  A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” João Bosco da Silva




  • Meu Primeiro Dicionário.
Alunos (as) da Pré Escola produzem MEU PRIMEIRO DICIONÁRIO explorando o Alfabeto por meio de imagens e registro. Trabalho orientado pela Prof. Ana Beatriz.

                                                

  • Explorando o Xadrez
Na disciplina de Atividades esportivas, ministradas pela professora Fabiana Ferneda, as crianças do quarto e quinto ano tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos a respeito do Xadrez em atividades diferenciadas com este jogo. A modalidade foi escolhida como uma atividade paralela ao restante do conteúdo da disciplina, por ser uma ferramenta que pode ajudar no aprendizado e principalmente ampliar a capacidade de concentração, atenção e resolução de problemas.

                               

  • Dançando
Com objetivos que vão desde explorar a dança como linguagem corporal a ampliar o repertório de movimento e expressão rítmica das crianças, as aulas de Dança, ministradas pela professora Fabiana Ferneda, são momentos especiais, de criatividade, onde os alunos (as) testam suas possibilidades e têm conseguido ir muito além dos seus limites.

                                                

  • Trabalhando com Os Monstros.
  • Pensando sempre em diversificar as formas de ensinar a Língua Inglesa, para introduzir o vocabulário sobre o corpo humano foi planejada uma atividade que relembrou a pronúncia dos números já estudados e introduziu o conteúdo a ser estudado por meio de comandos, dessa forma, os alunos fizeram desenhos de “Monsters”. Depois de concluído o desenho, foi o momento de criar nomes, frases e apresentar os “Monsters” aos colegas, trabalhando a oralidade em inglês. Para efetivação do trabalho com o vocabulário sobre Corpo Humano foram aplicadas diversas atividades como: Caça-palavras, cruzadinhas, construção de bonequinhos...
            


  • Matemática e Jogos Matemáticos.
Durante o ano letivo a escola contou com a professora Ana do Prado, tutora do Pró letramento de Matemática, na orientação de algumas atividades relacionadas a estas disciplinas.

                                                  

  • Música
Na disciplina de música foram desenvolvidas várias práticas envolvendo a musicalidade de modo geral, a exploração da flauta enquanto instrumento musical e a formação do Coral da escola. Este trabalho foi ministrado pelo professor Sidnei Muehlbauer.

                               

  • Escola em parceria com a UNIVILE
A escola recebeu diversos brinquedos que foram doados pela Universidade UNIVILE, com os quais pode presentear os alunos (as) no Dia das Crianças. Fica o agradecimento de todos pela colaboração prestada.

                            


Clube de Mães
             A EMEBI Padre Cláudio Longen agradece a participação ativa do Clube de Mães, ao efetivar ações que contribuíram com a Escola.   





           SESC vem até a Escola
            Escola recebe projeto: Conta pra mim, oferecido pelo SESC de São Bento do Sul com a Contação de três obras literárias, tendo como atriz Deisi Corrêa.
           Dia das Mães
           O dia das Mães foi comemorado com muita alegria, apresentações culturais e homenagens.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário