segunda-feira, 1 de julho de 2019

Mostra do Projeto "Você tem fome de quê?"

A EMEBI Padre Cláudio Longen finalizou no mês de junho o projeto "Você tem fome de quê?" 

Essa ação teve como objetivos:

  • Estimular a experimentação de novos sabores para a construção de hábitos alimentares saudáveis;
  • Promover a alimentação saudável;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância de uma boa alimentação dentro e fora do ambiente escolar.  

O projeto envolveu todas as turmas da escola, desde a Educação Infantil até o 5º ano, bem como a participação de todos os profissionais que trabalham na unidade.
Durante o desenvolvimento do projeto, foi proporcionado aos alunos diversas atividades para estimular a curiosidade e o interesse em aprender mais sobre o tema abordado, além da vontade de experimentar os alimentos oferecidos durante as refeições na escola. Os alunos participaram de momentos de contação de história, vídeos informativos, plantio, colheita e degustação de alimentos da horta e também uma palestra com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Gislaine Aparecida Jung.
Em sala, os alunos desenvolvetam atividades como: construção de gráficos sobre quais alimentos que comem na escola, quem é seletivo e quem come de tudo, elaboração de cardápio (que com auxílio da família eles colocaram em prática), dramatização da história da Dona Maricota e jogos envolvendo o tema.
No início do projeto, percebe-se que muitas crianças comiam apenas arroz e feijão e não apreciavam experimentar novos alimentos. Ao longo do desenvolvimento do projeto, pode-se constatar que os alunos que eram seletivos na alimentação começaram a experimentar um  pouco de tudo e hoje alimentam-se melhor. Enfatizamos aos nossos alunos que não obrigamos eles a comer, porém estamos sempre incentivando-os a ter bons hábitos alimentares e que, para saber se gosta ou não de determinado alimento, é necessário experimentá-lo pelo menos 5 vezes.
A escola procura desenvolver uma educação alimentar saudável e ainda reduzir o desperdício promovendo a sustentabilidade. A creditamos que a escola em parceria com as famílias precisa trabalhar com as crianças a construção de hábitos alimentares saudáveis, conhecendo os alimentos e os diferentes sabores e desta forma criando uma rotina que será levada para a vida toda.


Clique na foto abaixo para ver o álbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário