segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto: Recicla Lendo.


EMEBI Padre Cláudio Longem.
Rua: Reneo Osni Kwitschal, nᵒ 95
Bairro: Pinheirinho.
Município: Rio Negrinho – SC
Fone: (47) 36443915

 Projeto: Recicla Lendo.

    

Projeto: Recicla Lendo, Coordenado pela Especialista em Educação Cléa da Silva Gueiros Fiamoncini e desenvolvido com a participação dos profissionais da EMEBI Padre Cláudio Longen.
                                                                                                       

2012 - 2013


Equipe Envolvida:
Direção:  Claudia Maria Schoeffel.
Coordenação Pedagógica: Cléa da Silva Gueiros Fiamoncini
Professores: Todas as Disciplinas

Enunciado: A aventura da leitura proporciona encantamento e o envolvimento, busca constante interação do individuo com o meio de forma envolvente e significativa.
Por tanto, de que forma a escola pode ampliar a aprendizagem tendo como aliada a literatura infantil e infanti-juvenil?

Justificativa: As formas de abordagem em relação à literatura infantil e infanto juvenil fazem com que o individuo esteja inserido ao meio sócio-cultural, parte-se do pressuposto de que a leitura proporciona vivenciar momentos de crescimento pessoal e coletivo.
 Desta forma, ampliar as possibilidades de que o educando possa interagir com diversas práticas de leitura auxiliando no desenvolvimento da aprendizagem. 
                                                                                                                                                                            Objetivo: Ampliar as habilidades de leitura por meio da literatura infantil e infanto-juvenil, articulando ao processo de reciclagem.

Objetivos específicos:
  • Proporcionar aos educandos, momentos de interação com diversas literaturas, buscando ampliar as referências bibliográficas dos mesmos;
  • Despertar o interesse pela prática de leitura;
  • Interagir com a leitura por meio do teatro, reestruturação, ilustração, composição de novos livros envolvendo a criatividade;
  • Realizar o empréstimo de livros uma vez por semana;
  • Realizar a coleta de materiais recicláveis, envolvendo a troca de livros de literatura infantil e infanto-juvenil por determinada quantidade de reciclável.
  • Buscar parcerias que apóiem o projeto;
  • Articular o processo de reciclagem voltado ao desenvolvimento da leitura;
  • Incentivar a coleta de material reciclado, por meio, de troca;


Clientela: Unidade Escolar e parceiros que venham a apoiar o projeto.
                   
Habilidades:
  •  Expressar-se oralmente. 
  •  Relatar histórias ouvidas e lidas.
Competências:
·         Ampliar a competência comunicativa.
·         Utilizar diferentes linguagens.
·         Desenvolver a oralidade.
·         Ampliar a capacidade de sequência lógica a partir da história.
·         Ampliar o gosto de ouvir e ler diferentes histórias.
·         Desenvolver o hábito pela leitura.
 
Pontos de contato: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Teatro, Ciências, História, Matemática, Ensino Religioso, Dança, Educação Ambiental e Educação Física.

Tempo de duração: No decorrer do ano letivo.
                    
Metodologia:

  1. Possibilitar que os alunos (as) desenvolvam a prática de leitura significativa e participativa;
  2. Oportunizar momentos direcionados a leitura;
  3. Produzir novas literaturas envolvendo criatividade de cada participante;
  4. Viabilizar parcerias por meio de livros produzidos no decorrer do projeto;
  5. Explorar o painel de leitura;
  6. Explorar a ficha “Passaporte do Leitor”;
  7. Interagir com o Trem da Leitura;
  8. Incentivar a troca de materiais recicláveis por livros para leitura, contando com a participação da família. Toda segunda-feira será realizada a coleta de resíduos tais como: latinhas, jornal, revistas, potes plásticos e caixas de leite. Sendo que cada criança receberá uma tabela e quando tiver quinze assinaturas trocará por um livro do projeto Recicla Lendo; 
  9. Ampliar a prática da leitura envolvendo os familiares.

Compete:
  1. A Unidade Escolar viabilizar meios para o desenvolvimento do projeto;
  2. Aos professores e educandos a participação, colaboração e atuação junto ao projeto;
  3. Aos pais aceitação, participação e monitoramento do desenvolvimento do projeto.

Avaliação
         Será realizada por meio de observação, participação e desenvolvimento efetivo das propostas por meio dos envolvidos.
                                           
Conclusão.

 A escola tem como meta ampliar as possibilidades de aprendizagem e promover o desenvolvimento integral. Despertando a prática da leitura de forma crítica e significativa.
 Por tanto o desenvolvimento deste projeto busca ampliar as possibilidades de leitura e a conscientização da reciclagem.



 O projeto: Recicla Lendo vem tendo a participação em massa da Comunidade Escolar e o envolvimento dos alunos (as).
 É com muita satisfação que agradecemos o apoio de todos no desenvolvimento do mesmo. 


                                                               ANEXOS

  •  Explorando o Painél e o Trem da Leitura
  • Explorando o Painél e o Trem da Leitura
  • Recicla Lendo – Trocando Material Reciclado por Livros


           





  • Tarde do SORVETE para os vinte alunos (as) que preencheram mais fichas de reciclável. 












     

Continuidade do Projeto: RECICLA LENDO 2013.

 A Escola agradece a participação ativa dos Pais - Alunos - Professores e demais Funcionários e Comunidade Escolar.












     





                              




Nenhum comentário:

Postar um comentário